top of page

Advocacia + Inteligência Artificial = oportunidades?

Os debates em torno da IA (Inteligência Artificial) se fazem cada vez mais presentes, até mesmo no campo do direito, haja vista que, quando bem utilizada é uma ótima ferramenta de auxílio. Mormente, podemos conceituar a IA como “a capacidade de computadores simularem comportamento de inteligência humana”.

No que diz respeito à aplicação da tecnologia no campo jurídico, dentre as principais estão: (i) pesquisa jurídica, consistindo em buscas avançadas de jurisprudências, legislação, regulações, etc; (ii) revisão contratual, capazes de identificar a presença ou ausência de determinadas cláusulas contratuais e implementar cláusulas comuns; e (iii) sugestões estratégicas, a partir da mineração de informações relevantes por meio de análise de uma alta quantidade de dados, identificando tendências e padrões úteis.


Já no caso dos tribunais, a IA tem sido utilizada com o fim de celeridade, além do STF e STJ que também utilizam a tecnologia ao seu favor, os tribunais estaduais também têm realizado o implemento. Exemplo disso é o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que adotou um sistema conhecido como Elis, que promove a triagem de processos de execução fiscal, o sistema faz em 15 dias o trabalho que 11 servidores levariam mais de um ano.

Desta forma, essas e outras aplicações trazem impactos positivos para a sociedade. Para o advogado, a IA é um otimizador de tempo. O auxílio artificial permitirá a seus operadores que o naveguem com maior praticidade, rapidez eficiência.

Portanto, as atividades tidas como mais complexas, as quais requerem alto grau de empatia, criatividade, sensibilidade, ou simplesmente interação física com o meio, estão mais distantes de serem emulados por computadores – pelo menos em futuro próximo.

Ao mesmo tempo em que surgirão tarefas menos repetitivas e que valorizam a capacidade criativa do operador do direito, há a necessidade de readequações e readaptações do advogado em decorrência dessas inovações. Sim, estamos na Era da Advocacia 4.0!

jlvieiraadvogados.com ⚖️.


Assine nosso newsletter e continue atualizado.

6 visualizações0 comentário
bottom of page