CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA, SAIBA O QUE É

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, 76% dos brasileiros afirmam que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes. Diante destas necessidades e imposições, surge o papel imprescindível do código de conduta.



Para uma boa reputação com os diversos públicos e o mercado, é fundamental que as empresas, incluindo os seus colaboradores, terceirizados e, claro, diretores, sócios, estejam cientes da importância de uma postura íntegra e alinhada aos valores sociais.


Mas afinal o que é código de conduta e quais as suas funções?


É o documento responsável em traduzir os princípios éticos defendidos pela organização em orientações práticas do que fazer e o que não fazer. O instrumento tem como funções fomentar a transparência, disciplinar as relações internas e externas da organização, administrar conflitos de interesses, proteger o patrimônio físico e intelectual.


O código é aplicado aos administradores, sócios, colaboradores, fornecedores e abrange, ainda, o relacionamento entre eles. Também deve expressar o compromisso da organização, seus conselheiros, diretores, sócios e funcionários, com a adoção de padrões adequados de conduta.


Além disso, os princípios definidos no código da empresa são utilizados como parâmetros para nortearem a negociação de contratos, acordos, o estatuto e as políticas que orientam a diretoria.


Entre os principais benefícios da criação de um código de conduta está o aumento da confiança interna e externa na organização e, como resultado, a valorização de dois de seus ativos mais relevantes: sua reputação e imagem.


Pensa em aplicar boas práticas ao seu negócio? Coheça nosso escritório.

jlvieiraadvogados.com ⚖️

Assine nosso newsletter e continue atualizado.


8 visualizações0 comentário