top of page

Dicas de leitura: confira 5 livros que todo advogado (e estudante de direito) deveria ler

Conheça agora um pouco mais de 5 obras-primas literárias que o auxiliarão em sua carreira como advogado!


1- O Sol é para todos

Esse com certeza é um dos melhores romances da área legal. E foi escolhido por ter recebido 46% de votos, realizado por uma pesquisa feita pela Robert Half com os profissionais de Direito. Portanto, é uma indicação dos próprios mestres da área e por isso, merece atenção e engajamento na leitura.

Este livro foi vencedor de um Prêmio Pulitzer em 1960, e ainda hoje, mesmo depois de tanto tempo, ainda é lembrado como um grande clássico, indispensável a leitura.

O livro conta a história de um homem de cor negra que foi acusado de ter estuprado uma mulher branca nos EUA, no ano de 1930. O tom da narrativa é baseado em racismo e injustiça, além também de mostrar fatos de importância como, postura ética, inteligente e corajosa. A autora é Harper Lee e a editora José Olympio.


2- O Processo

Principalmente para os advogados da área criminal, esse é um livro que deve ser colocado na cabeceira da cama.

A história conta sobre uma pessoa que é processada e que não sabe o motivo. Abordando, portanto, o absurdo em que um indivíduo, seja ele de qual for o sexo, seja processado, sem que para isso exista qualquer plausibilidade.

O livro trata de injustiças e falta do direito de defesa. O autor é Franz Kafka e a editora Companhia de Bolso.


3- A Firma

Quem não está acostumado com a vida de trabalho e pressão dentro dos escritórios de advocacia, se impressionará com esse livro.

E apesar de ter sido escrito no começo dos anos 90, esta literatura é considerada como um dos melhores romances da área legal, principalmente porque retrata ainda hoje, o cotidiano de muitas firmas de direito. O autor é John Grishan e a editora Rocco.


4- A verdade sobre o caso de Harry Quebest

O livro foi escrito por um jovem escritor suíço, chamado de Joel Dicker e relata a história de uma adolescente de 15 anos, que acaba se apaixonando por um homem de 30 (escritor).

A questão é que essa moça é assassinada e só encontram o corpo dela depois de 33 anos em que se dá o seu desaparecimento. Segundo vários leitores, esse é um livro que traz alguns “clichês”, mas que vale a pena ser lido, por conta das fortes indagações feitas e que relembra aos advogados, o quanto é vital questionar. O tema é tenso, mas que também traz como “pano de fundo” uma história de amor. A editora é a Intrínseca.


5- Acima de qualquer suspeita

Excelente história sobre tribunal. Sendo o primeiro best-seller do escritor Scott Turow. O escritor também é autor de outro muito famoso; “O primeiro ano – como se faz um advogado”. O livro “Acima de qualquer suspeita” retrata a história de um promotor público que inicia uma investigação sobre o assassinato de uma advogada. A editora é a Record.



Você como advogado ou como estudante de direito, já leu algum desses?


Fonte: JusBrasil


6 visualizações0 comentário
bottom of page