Primeiro passo para ter benefício no compliance

A nova moda: Compliance não é apenas uma tendência é um método utilizado em outros países, e atualmente cobrado mais frequentemente no Brasil, a fim de que se tenha um suporte, uma garantia de um bom negócio. Afinal, ninguém quer apostar em cavalos que estão condenados.


Frente à exigência externa e da complexidade de se adequar a todas as normas a empresa necessita de uma equipe voltada especificamente a esta adequação. Isso mesmo, uma EQUIPE vez que a adequação deve ser realizada como um todo, daí a complexidade do assunto, vários profissionais empenhados em organizar a empresa de maneira a adequá-la às normas e condutas legais.



Inicialmente, é realizado um background checking (verificação de histórico) e a partir de então elaborado estratégias de conformidade, correção, prevenção e manutenção. Este trabalho é longo e necessário, além de priorizar os pontos mais vulneráveis do empreendimento corrigindo problemas que muitas vezes ainda não se tinha conhecimento e que geraria consequências graves.

Neste ponto, pode ser introduzido o planejamento tributário e sucessório da empresa, por exemplo, que junto à adequação pode gerar redução de tributos, encargos e problemas futuros com sucessões societárias. Além de trazer relatórios reais da situação do estabelecimento proporcionando ao gerenciador material para diversos setores inclusive o marketing.

Pequenos negócios têm certa facilidade na verificação de ocorrência de irregularidades, pois o fato de terem poucos funcionários ou departamentos faz com que tudo fique mais próximo do gerenciador e mais fácil de verificar, porém não reduzindo a importância e a necessidade de uma análise técnica e aprofundada.

Adotar um sistema de compliance não é importante apenas pelos fatores externos como mercado, economia, sociedade e governo, mas também porque a execução deste núcleo de conformidade traz ao proprietário o poder de identificar eventuais funcionários que prejudiquem o negócio, eventuais condutas a serem adaptadas para concretizar cada nova etapa do empreendimento e também entrega ao gerenciador dados importantes para que sua empresa torne-se referência e cresça saudável.

Desta maneira é evidente que uma empresa que deseje se estabelecer no mercado e que anseie em expandir-se deve buscar estar em conformidade com as leis e normas, bem como se tornar íntegra. Assim, adequando-se a um novo cenário e atendendo aos novos ares, o empreendimento possui maiores chances de consolidar-se no mercado.

Mantenha sua empresa segura e informada, esteja sempre acompanhado de um advogado de confiança. Conheça nosso escritório:

Jlvieraadvogado.com ⚖ Assine nosso newsletter e continue atualizado.

6 visualizações0 comentário